terça-feira, 27 de agosto de 2013

Churrasco

Um dos momentos mais embaraçantes de que guardo memoria envolve entremeadas, febras e musica pimba. 

Ao contrario do que se pensa, a verdadeira supremacia de um homem e aquilo pelo qual têm que lutar para granjear reconhecimento pelos seus pares, mulheres e crianças não esta relacionado nem com capacidades desportivas, nem intelectuais, nem tão pouco com sucesso profissional ou pujança financeira. Tudo se resume a CHURRASCO.

É isso, um homem pode ser o supra sumo no quer que seja , que se não se afirmar na técnica do churrasco esta inevitavelmente rotulado de flop.

E quem não acredita nisto, é porque nunca foi, como eu, a uma festa do tipo “fim de ano da escola”. Neste micro ambiente parental de menus a base de febra, sardinha e entremeadas, toda a atenção esta centrada no assador e é ver os verdadeiros reis do churrasco a degladiarem-se entre si num sem fim de bitaites e técnicas de assadura para ver quem se assume como líder e responsável máximo pela churrasco (inclusive a decidir, entre outras coisas, quando é que carne esta no ponto ou não). Eu assumo, as minhas técnicas de churrasco são as básicas (e até há uns meses achava que eram as necessárias)...erro meu, em vez de livros de técnica e abstracção, devia-me ter dedicado a arte do churrasco desde pequenino e assim teria evitado passar vergonhas. É um facto, sou, do ponto de vista dos outros progenitores, um flop. A minha filha será, certamente, alvo de preocupação e lamento por ter tido a “sorte” de lhe calhar um pai como eu.

O facto é que naquele maralhal de verdadeiros sabedores da febra, retai-me e nem uma entremeada assei - fiz indubitavelmente parte do grande numero de falhados (para além das mulheres e crianças) que ficou só a comer e a beber. E senti isso na pele como se um ferro em brasa me fosse marcado. Senti os óbvios olhares desprezo por parte dos pais churrascões, senti os claros olhares reprovadores por parte das fêmeas aleivosas e senti o olhar incompreendido das crianças para com um homem que não se dignou a ter o espeto na mão. Se tivesse um buraco, teria-me enfiado la e nem valeu a pena tentar fazer o pino ou recitar Herculano - a triste verdade é que cada dentada que dei ao som daquela musica de Quim, foi como se fosse uma cria a ser alimentada pela mãe.

Portanto eu tenho um sonho (como o outro) e esse sonho passa por eu, de avental sexy, a dominar a assadura e debitar salsichas e coiratos em barda e, homens, ouçam o que eu vos digo....se querem ser o orgulho dos vossos filhos, mulheres e avós, esqueçam tudo e concentrem-se no churrasco. Para as senhoras também deixo uma recomendação...concentrem-se na sobremesa (penso que as explicações se dispensam) e tudo o resto é conversa.

Sem comentários: