quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Paris VS Lisboa

Coisas que vejo:

O nível de vida em Paris, não é absurdamente mais caro do que em Lisboa. Ha até coisas mais baratas, isto excluindo os cafés da "champs elysees" e "champs de mars". é certo que os hotéis são estupidamente caros e comer fora no centro de Paris tem tanto de agradável, chic e sofisticado como de estupidamente dispendioso. 

A habitação também é, em norma, mais cara e de inferior qualidade, mas os automóveis e transportes públicos são bastante em conta e a rede, nível de serviço e segurança bastante aceitáveis. As grandes cadeias internacionais (Zara, H&M, etc) vendem ao mesmo preço e o resto anda ela por ela. A dermocosmética é consideravelmente mais barata...

Em suma, na vida do dia-a-dia, o custo de vida poderá ser mais alto, mas não muito significativamente...os ordenados é que são o dobro (no mínimo), pelo que se torna evidente que a qualidade de vida/poder de compra do "Zé Tuga" é, de grosso, metade da do "Bernard Franciu".

E não me venham com a historia da produtividade e eficiência, porque isso é apenas algo que nos querem fazer acreditar para justificar tamanha "exploração" e pela minha experiência, é treta!

Não divagando sobre quem esta mal ou bem, Portugal, ao fim de 20 de Europa, continua (e continuara) a ser um Pais de papalvos sem que ninguém em particular (e todos ao mesmo tempo), tenha culpa disso.

Sem comentários: