sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Outono em Paris

O Outono já chegou a Paris...As noites estão frescas, as manhas também e já sabem bem as bebidas quentes e o conforto de umas mangas de um casaco. Chuva pode acontecer, mas a cidade esta vibrante e agradavelmente luminosa. Paris é sem duvida uma cidade de Outono...a estação perfeita onde tudo parece encaixar...até os jardins parecem ter toda um dimensão outonal e os telhados negros dos edifícios ou a cor oxidada da torre que se vê de todo o lado dão uma atmosfera muito cinematográfica e ao mesmo tempo bastante revigorante, como uma verdadeira "rentrée" onde nos sentimos num filme cheio de glamour (e caraças, somos actores principais).

E esta simbiose de Paris e o Outono é interessante, especialmente porque sempre me esteve associada a um certo "mise en scène" francês – Lembra-me uma fase, por esta altura, em que me perdia nas salas do cinema S. Jorge entre as estreias e reposições que me trazia a “festa do cinema francês”. E durante anos foi assim – Não havia Setembro e Outono sem os filmes franceses e no baú das memorias ternas, tenho umas quantas das primeiras tardes menos quentes naquele imaginário - onde sem querer nos projectamos sempre um bocadinho. É com um sorriso aprazível que me lembro disso, dessas imagens, das longas metragens, das mãos dadas ou só imaginadas, das conversas do antes e do depois, e dos passeios na Av. Da Liberdade e, logo agora, que, sem querer, passei de espectador a personagem.

São assim os mistérios insondáveis que a vida nos guarda.

Sem comentários: